A história da Ilha do Campeche, o Caribe catarinense preservado

A Ilha do Campeche é um dos destinos turísticos mais bonitos e preservados do Brasil. Localizada em Florianópolis, Santa Catarina, essa ilha é um paraíso tropical que encanta visitantes de todo o mundo. Porém, sua história é tão fascinante quanto sua beleza natural.


Publicidade
Fim da publicidade

Clique aqui e reserve seu passeio para a Ilha do Campeche >>

A Ilha do Campeche, que é uma reserva ecológica, tem uma área de aproximadamente 1,5 km² e fica a cerca de 1,5 km da costa da praia do Campeche. Ela é cercada por águas cristalinas, com uma biodiversidade rica e protegida por um parque arqueológico que preserva inscrições rupestres e sambaquis, que são montes de conchas e outros materiais orgânicos que foram deixados pelos habitantes pré-históricos da região.

Os primeiros habitantes da Ilha do Campeche foram os índios sambaquis, que viveram na região há mais de 5.000 anos. Eles eram caçadores e coletores, e viviam principalmente da pesca e da coleta de frutos do mar. A ilha era um importante centro de produção de utensílios de cerâmica e de conchas, e sua população cresceu ao longo do tempo.

A partir do século XVI, a ilha começou a ser visitada por europeus, especialmente portugueses e espanhóis, que buscavam especiarias e outras riquezas. Durante o período colonial, a ilha foi usada como local de refúgio por piratas e corsários que atuavam na região.


Publicidade
Fim da publicidade

Com a criação da Capitania de Santa Catarina em 1738, a ilha foi integrada ao território catarinense e passou a fazer parte do patrimônio da Coroa Portuguesa. Durante o século XIX, a ilha foi utilizada como ponto de apoio para a pesca de baleias e para a extração de óleo de baleia.

Clique aqui e reserve seu passeio para a Ilha do Campeche >>

Ao longo do século XX, a ilha passou por diversas transformações, sendo alvo de especulação imobiliária e de projetos turísticos que ameaçavam sua preservação. A partir dos anos 80, a ilha passou a ser alvo de políticas públicas de preservação e conservação, que culminaram na criação do Parque Arqueológico do Campeche em 2000.

Hoje, a Ilha do Campeche é um importante ponto turístico de Florianópolis, recebendo visitantes de todo o mundo. Sua beleza natural e sua riqueza histórica e arqueológica são um convite à contemplação e ao aprendizado. Se você tiver a oportunidade de visitar a Ilha do Campeche, não deixe de aproveitar essa experiência única e fascinante.


Passeio Ilha do Campeche



Para fazer o passeio, é preciso reservar com uma certa antecedência, uma vez que há um limite de 800 visitantes por dia! As reservas são feitas via WhatsApp, sem custo adicional no valor do passeio! Clique aqui para reservar >>

Importante

Se você tiver os direitos autorais de alguma imagem publicada nesse post ou em outro lugar de nosso site, entre em contato conosco via inbox através de nossa página no Facebook: www.facebook.com/EncantosDeSantaCatarina




Deixe seu comentário